Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Unimed Vale do Sinos inaugura Laboratório de Habilidades e Simulação

Unimed Vale do Sinos inaugura Laboratório de Habilidades e Simulação

Cooperativa médica investe em alta tecnologia para capacitar profissionais da saúde

Na noite desta terça-feira, 29 de agosto, o Hospital Dia e Pronto Atendimento de São Leopoldo foi palco do evento de inauguração de um grande investimento realizado pela Unimed Vale do Sinos: o Laboratório de Habilidades e Simulação.

O local conta com ambientes destinados à simulação clínica realística e à prática de habilidades. Os ambientes foram projetados para o treinamento de cuidados em saúde, procedimentos clínicos, intensivos e de emergência. O laboratório configurado com manequins computadorizados, que simulam pacientes e um sistema de comunicação de alta tecnologia.

Para o enfermeiro de Educação Continuada das Equipes de Ressuscitação Cardiopulmonar, Onório de Souza, a tecnologia é pioneira na região. “A Unimed Vale do Sinos inova com essa importante ferramenta do aprender. Torna-se a primeira do Sistema Unimed a contar com essa tecnologia”, orgulha-se.

O coordenador do projeto, Paulo Kraemer, que idealizou o Laboratório de Habilidades e Simulação, destaca que, em casos de morte súbita intra-hospitalar causada por fibrilação ventricular, a média mundial de alta hospitalar após a ressuscitação cardiopulmonar gira em torno de 25%. “Na Unimed Vale do Sinos, a taxa é de 82%. Isso é motivo de orgulho para nossa cooperativa. A inauguração do laboratório é uma ação inédita no sistema Unimed e a realização de um sonho”.

Na abertura do evento, o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo, falou de importância de um laboratório com tamanha tecnologia para a cooperativa. “Nós inovamos do nosso jeito. Conseguimos realizar esse sonho, por meio do Dr. Paulo Kraemer, que insistiu, que abraçou a ideia, como todo profissional que quer inovar na sua área faz. E conseguiu”, conta orgulhoso.

Os convidados também tiveram a oportunidade de ouvir José Antônio Albrecht, coordenador Médico do Pronto Atendimento de São Leopoldo, que mostrou sua satisfação em alcançar tal conquista: “Como é bom viver em harmonia. Aqui na Unimed Vale do Sinos somos uma família, uma grande família que busca um objetivo em comum: o bem das pessoas. Por isso é tão importante esse investimento em alta tecnologia”.

Com o objetivo de promover aos profissionais da saúde uma educação continuada por meio de uma didática interativa, reconhecendo situações diversas da rotina profissional, como proporcionar a capacitação multiprofissional das habilidades técnicas e comportamentais, desenvolver atividades práticas em processos seletivos e oferecer cursos com certificação para colaboradores, cooperados e demais instituições interessadas, o evento reuniu diretoria, cooperados, colaboradores e autoridades.

Cenários e simuladores

O Laboratório de Habilidades e Simulação oferece cenários em ambientes controlados, onde é realizado o “gerenciamento da crise”, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais. Além disso, ele conta com dois modelos humanos sofisticados para a simulação avançada que interagem com os alunos, simulam movimentos e reações e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive permitindo a administração de medicamentos.

Os manequins são controlados à distância, conforme a situação e o cenário proposto. A partir de uma sala de controle, o instrutor orienta, por meio de um ponto eletrônico, a equipe que participa da simulação. Todas as simulações podem ser gravadas em vídeo, oportunizando a discussão em grupo e a avaliação posterior do evento. O objetivo é condicionar os profissionais para agirem em uma situação de crise, evitando o erro ou a hesitação na tomada de decisão. Eles também são submetidos a condições de estresse controlado, que são muito próximas da vida real. É uma metodologia adequada, com resultados positivos, preservando a segurança do paciente e do próprio profissional.

O local conta um acervo bastante completo, em que o aluno poderá desfrutar e aprender a rotina de habilidades e simulação por meio de manequins adultos realísticos, manequim pediátrico de RCP, manequim baby de RCP, modelos anatômicos para a prática de punção intraóssea, torsos para RCP, simulador de capnometria, monitor multiparâmetro, desfibrilador externo automático de treinamento Lifepak 1000, desfibrilador externo, automático de treinamento Philips Heart Start, kit de habilidades de enfermagem – via aérea básica, kit de habilidades de enfermagem – via aérea avançada, kit de habilidades de enfermagem – punção venosa, kit de habilidades de enfermagem – punção intraóssea, kit de habilidades de enfermagem, tratamento de feridas, kit de habilidades de enfermagem – traumatologia, kit de habilidades de enfermagem – urológica, entre outros.

Fonte: Unimed

Top