Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Tecnosinos sedia evento sobre oportunidades na carreira de TI para mulheres

Tecnosinos sedia evento sobre oportunidades na carreira de TI para mulheres

Com o objetivo de ampliar a participação das mulheres no mercado de tecnologia, o grupo UniMulherAda, em parceria com o Tecnosinos e a Unisinos, vai realizar o 1º MeetUp UniMulherAda: desmistificando os desafios e as oportunidades na carreira de TI. O evento gratuito ocorre no dia 7 de dezembro, das 9 às 12h30, no auditório da Unitec.

 

A ação é constituída por uma palestra sobre processo seletivo e carreira, além de um debate com empreendedoras, profissionais, professoras e alunas da área de TI da Unisinos e do Tecnosinos. Elas vão compartilhar suas experiências nas carreiras na área de TI, com o objetivo de desmistificar os desafios e as oportunidades para mulheres na área.

 

Após o meetUp será realizada uma Feira de Oportunidades, para propiciar às participantes um contato diferenciado com as empresas instaladas no Tecnosinos.

As inscrições para o evento, que vale horas complementares, devem ser realizadas através do link a seguir: http://bit.ly/MeetUpUniMulherAda.

 

O grupo UniMulherAda (o nome faz referência à Ada Lovelace, primeira programadora do mundo) é uma iniciativa de professoras e alunas de cursos da Unisinos, como Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Ciência da Computação, Segurança da Informação e Jogos Digitais. Empresárias e profissionais da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos (Unitec) e do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) também fazem parte do projeto.

UniMulherAda foi lançado em outburo deste ano, quando foram trazidos dados e informações sobre o tema. Susana Kakuta, CEO do Tecnosinos comentou que as mulheres representam somente 15% do quadro de colaboradores do Parque. “Mas praticamente 50% dessas empresas instaladas têm mulheres no seu corpo diretivo”, destacou. Outro momento do encontro foi dedicado para o compartilhamento de experiências de grupos que já desenvolvem um trabalho relevante de apoio à presença feminina nesse mercado, como “Women Game Jam”, “SAP Labs Digitalization Portfolio by Women in Dev”, “program.ada”, “Talentos Mulher Unitec” e “Girls in Tech”.

Jaqueline Dahmer Steffenon, aluna do oitavo semestre do curso de Ciência da Computação da Unisinos, é representante do “Girls in Tech” no Rio Grande do Sul e agora também faz parte do UniMulherAda. “Queremos tornar os ambientes mais confortáveis para as mulheres, que são minoria em sala de aula, aumentar o índice de procura nos cursos de computação e empoderá-las de que o lugar delas também é na tecnologia”, afirmou.

Confira abaixo a programação:

 

09:00 – Abertura

09:10 – Palestra sobre processo seletivo e carreira

Objetivo: desmistificar o processo de seleção para as meninas

Palestrante: Alexsandra da Silva Reisdoerfer

09:40 – Bate papo sobre oportunidades de carreira na TI

Patrícia Jaques (Professora PPGCA / UNISINOS)

Fabiane Kuhn (RAKS Tecnologia Agrícola / Tecnosinos)

Elenise Rocha (RB Learning / Tecnosinos)

Andreia Marin (Medvirtua / Tecnosinos)

Sabrina Pimentel (Meta/Tecnosinos)

 

11:40 – MeetUP com café e feira de profissões (divulgação de oportunidades em aberto no Tecnosinos)

 

12:30 – Encerramento

Top