Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > SAP Labs tem projeto de coinovação com RS

SAP Labs tem projeto de coinovação com RS

A SAP Labs Latin America, centro de desenvolvimento e suporte da multinacional instalado em São Leopoldo, vai realizar oito workshops baseados em design thinking visando identificar iniciativas que simplifiquem processos e aprimorem a qualidade dos serviços oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul. As informações são do portal Baguete.com.br.

Os encontros são parte de um acordo de coinovação para estimular os órgãos do governo na busca por soluções para desafios da administração pública com o suporte da tecnologia assinado pelas partes nesta terça-feira, 07.

A novidade foi anunciada em uma teleconferência com o governador Eduardo Leite, secretários e o presidente da SAP Labs, Dennison John, e a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, deram mais detalhes do projeto.

O projeto está prestigiado no governo gaúcho. A call teve ainda a participação do dos secretários Cláudio Gastal e Izabel Matte, da pasta de Governança e Gestão Estratégica, e Leany Lemos, da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão.

A SAP Labs Latin America tem cerca de 1 mil funcionários no Tecnosinos, parque tecnológico da Unisinos, sendo uma das maiores operações na área de TI no Rio Grande do Sul, o que garante uma dose de prestígio.

Além disso, o projeto não terá gasto público e deve contemplar oito desafios previamente definidos pelo governador e sua equipe administrativa – em temas que podem ser das pastas de saúde, educação, finanças ou qualquer outro setor da administração pública.

A partir daí, a SAP Labs irá receber os servidores da área para os workshops de coinovação, de até dois dias, com um time de profissionais da SAP e um grupo de trabalho composto por integrantes de uma secretaria de governo para juntos buscarem soluções para o tema proposto.

Esta equipe fará uma imersão na SAP Labs sobre o problema apresentado para organizar propostas que possam contribuir com a melhoria dos processos.

“Acreditamos no potencial da soma de conhecimento dos setores público e privado para resolução de problemas que são comuns para todos os moradores do Rio Grande do Sul”, explica Dennison John, presidente da SAP Labs América Latina.

O processo contempla, além do workshop de coinovação, a entrega de um relatório com a análise aprofundada do problema e sugestões de soluções que podem resultar em uma frente de trabalho para o governo do estado. O material será apresentado pelo corpo técnico da SAP Labs.

A SAP não chegou a abrir prazos, mas parece razoável supor que a iniciativa deve rodar no segundo semestre, depois de superada a pandemia do coronavírus – o projeto pode inclusive ajudar a superar alguns problemas da ressaca da doença, que promete ser séria no Rio Grande do Sul.

O modelo de governança da parceria é composto pela equipe especializada da SAP Labs Latin America, contando com: um gerente de projeto, que terá por missão acompanhar e gerenciar todas as etapas do cronograma do projeto, equipes de apoio e mentores técnicos para oferecer um melhor direcionamento durante o desenvolvimento das atividades de coinovação.

Além dos workshops, estão previstos uma reunião por trimestre com as pastas responsáveis pela iniciativa e uma reunião anual para avaliação dos resultados da parceira.

Top