Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Ortho Advance é especialista em procedimentos faciais

Ortho Advance é especialista em procedimentos faciais

Consultório foi um dos primeiros a se tonar especialista em procedimentos estéticos faciais

 Imagine levar seu filho ao odontologista e você acabar fazendo um preenchimento com toxina botulínica, o popular botox. Isso mesmo. Este e outros procedimentos estéticos faciais, como lifting de papada, bichectomia, cirurgia para reduzir as bochechas que virou mania entre as famosas, são técnicas feitas na cadeira do dentista. Desde o ano passado, a harmonização orofacial vem conquistando  espaço na Ortho Advance Odontologia Especializada, de São Leopoldo.

Embora ainda desconhecida por muitos, a realização destas técnicas no consultório odontológico é permitida unicamente a cirurgiões-dentistas, conforme resolução dos Conselhos Federal de Medicina e de Odontologia. “A regulamentação, em vigor desde o ano passado, reforça o entendimento de que o cirurgião-dentista é o profissional que tem o domínio, conhecimento da região facial tanto ou mais do que o médico. Portanto, é capacitado para fazer as intervenções”, justifica Maxuel Cardoso Ramos, diretor da Ortho Advance e mestre em cirurgia e tratamento buco maxilo facial.

Isso mesmo. O consultório odontológico não é mais lugar para cuidar só dos dentes, mas para cuidar também da estética facial. “Há meses trago minha filha para tratar os dentes e descobri que podia colocar botox. Fiz um total de 17 pontos na testa, lado dos olhos e acima do lábio”, conta Elina Linderce, de Novo Hamburgo. “Esse é meu segundo procedimento. E mesmo sendo simples, é fundamental a confiança no profissional”, complementa satisfeita com os resultados.

 LINHA DE SEGURANÇA

Entre uma medicação e outra e cálculos para saber o quanto de toxina será utilizado em cada ponto, o cirurgião-dentista explica que embora simples, o procedimento exige cautela e cuidados. “Trabalhamos com uma linha de segurança para obter os resultados almejados, porque dependendo da forma de aplicação, ao invés de levantar a aba da sobrancelha pode cair”, exemplifica. Outra regra seguida à risca na Ortho Advance é o descarte da seringa no mesmo procedimento.  “Isso é uma particularidade nossa. O material é trocado de aplicação em aplicação, conforme a região da face do paciente.”

Mais do que beleza, a toxina botulínica é um grande aliado no tratamento dentário. Foi com este propósito que a auxiliar administrativa Janaína Avello, de São Leopoldo, se submeteu ao procedimento. Depois de fazer uma gengivoplastia, Janaína queria amenizar o volume do sorriso. “O botox entra como complemento nesse processo, ao relaxar a musculatura do lábio, provoca o atenuamento do sorriso gengival”, comenta o cirurgião-dentista.

EFEITO VACINA

Maxuel explica, ainda, que a toxina tem efeito vacina, o que torna necessário a espera de pelo menos quatro meses para fazer nova aplicação, mesmo que seja em outra área.  “Em pacientes recorrentes de consultório, a toxina deixa de fazer efeito. Por isso da importância de respeitar o prazo de espera.” Segundo ele, a toxina botulínica tem duração média de seis meses, porém depende da intensidade da força muscular de cada um. Após este prazo precisa ser reaplicada para manutenção do resultado obtido.

Indicado para homens e mulheres a partir dos 18 anos, o uso da toxina botulínica exige alguns requisitos mínimos, como não consumir bebidas alcoólicas 48 antes e depois do procedimento. E após a aplicação, o paciente não pode dormir nas seis horas seguintes para não ter o risco de pressionar os pontos e eles se difundirem para regiões que não são o alvo. Sem edemas, os resultados começam a ganhar pico a partir do 15º dia e até o 30º dia todo o ciclo está completo.

Fonte: M + Comunicação | Redação: Marcia Greiner

Top