Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Meeting Unisinos – UAS7 vai propor soluções para São Leopoldo e região

 

Grandes ideias nascem da colaboração e é por isso que o Tecnosinos se uniu à Unisinos, universidades alemãs, Prefeitura de São Leopoldo e ao H2Hub para promover a segunda edição do desafio Meeting Unisinos – UAS7. Com quatro dias de duração, o evento é dedicado a acadêmicos da Unisinos, PUC e UFRGS, que vão trabalhar em conjunto com universitários do Chile e da Alemanha. O desafio ocorre de 11 a 14 de novembro, no campus da Unisinos, em São Leopoldo. As inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro, pelo site oficial do desafio (http://bit.ly/unisinosUAS7).

 

Essa troca de experiências, combinada com cooperação internacional e intercultural, vai dar origem a ideias inovadoras para resolver dilemas relacionadas ao município e à região. É por isso que, neste ano, o desafio tem como tema “moving the city”. Além disso, os vencedores do desafio também recebem o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação.

 

Coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, a professora Tatiana Rocha entende que a aplicação prática do desafio é o principal fator que o diferencia da edição de 2018. “A gente resolveu fazer algo mais focado, para que possamos, no final, apresentar ideias de soluções para a cidade. Foi um trabalho em conjunto com a prefeitura, que nos elencou temas macros para trabalhar”, conta Tatiana, que é a coordenadora do evento.

 

Reunidos em grupos que vão necessariamente misturar alunos de diferentes países e instituições, os estudantes vão percorrer a cidade antes de propor as soluções. “Está previsto um tour pela cidade na programação para conhecerem e verem a realidade da cidade. Vai ser bem prático: escolas, postos de saúde e Rio dos Sinos são os principais temas, focando em meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e toda essa parte de cidades inteligentes como um todo”, projeta a professora.

Mercado atento à multidisciplinaridade

Mais do que beneficiar a cidade com as ideias inovadoras para os problemas que afetam os moradores da região, o desafio Meeting Unisinos – UAS7 também vai garantir desenvolvimento pessoal aos participantes. E é aí que o formato de montagem dos times, em grupos multidisciplinares, com intercâmbio cultural, faz a diferença.

 

Em um contexto cada vez mais globalizado, o mercado de trabalho exige mais do que conhecimento técnico dos profissionais. “Já faz algum tempo que o perfil de profissional procurado é aquele que tem uma visão global. As questões técnicas de cada área são intrínsecas do profissional e indiscutíveis. O que se precisa são pessoas que saibam trabalhar em times multidisciplinares. A gente vem trabalhando na universidade há algum tempo com empresas que nos dizem exatamente isto: o mercado quer profissionais que consigam trabalhar em times com diversidade cultural, que saibam conviver de maneira harmônica e consigam trabalhar entendendo como cada um funciona. Vamos trabalhar isso diretamente”, garante Tatiana.

Saiba mais

A programação completa do desafio está à disposição no site do evento (http://bit.ly/unisinosUAS7). As inscrições estão abertas no mesmo endereço, até o dia 06 de novembro.

 

O quê: 2º Meeting Unisinos – UAS7

Quando: 11/11 a 14/11

Carga horária: 61 horas

Quem: aluno de Graduação, Lato, Estrito e Professor

Onde: Unisinos São Leopoldo

Investimento: gratuito

Apoio: SAP, SKA, Fraport, República da Cervejas, Work + Hotel e Stihl

Promoção: Unisinos, Tecnosinos, UAS7, FH Münster, H2Hub e Prefeitura de São Leopoldo

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM