Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Hexus-Indukern e Unisinos celebram parceria

Hexus-Indukern e Unisinos celebram parceria

Acordo técnico-científico une conhecimento e tecnologia no curso de Engenharia de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos e a divisão de ingredientes alimentícios da Hexus Indukern, sediada na cidade vizinha de Portão, firmaram um acordo de parceria técnico-científica. Para celebrar esse momento, foi realizado um evento no início de março (8), na Unisinos, com a presença de clientes estratégicos, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e professores da Escola Politécnica da Unisinos.

Unisinos celebra parceria com a Hexus-Hindukern

A parceria entre a instituição e a empresa tem como principal objetivo unir conhecimento, tecnologia e profissionais, com o foco 100% voltado ao mercado brasileiro de carnes processadas. Como parte do acordo foram realizados investimentos na planta-piloto de carnes, como por exemplo, a instalação de equipamentos com a mais recente tecnologia.

Na planta-piloto será possível desenvolver novos alimentos junto aos clientes, testar novos ingredientes, novas formulações, além de explorar soluções exclusivas da Indukern em produtos locais.

 

 

Fabiano Zamberlan, diretor Comercial da Hexus-Indukern

Durante o evento foi conduzida uma mesa-redonda para discutir os desafios técnicos da indústria de carnes no Brasil. Participaram da mesa, o chefe de Produtos de Origem Animal/ SFA-RS MAPA, Leonardo Werlang Isolan e a professora do curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos, Daiana de Souza. Em seguida, os participantes realizaram um tour pelas instalações da planta-piloto de carnes do curso de Engenharia de Alimentos, incluindo degustação de produtos cárneos processados fabricados no local.

A Hexus foi fundada em 2010, na cidade de Portão. Em 2016, anunciou a venda de 75% para o grupo espanhol Indukern. Foram realizados investimentos expressivos nas equipes e estrutura de pesquisa e desenvolvimento (P&D), comercial e na capacidade produtiva da empresa.

Os resultados desta união já são reconhecidos pelos clientes no mercado brasileiro. Ao DNA do Grupo Indukern, somou-se o perfil de especialista no desenvolvimento de soluções customizadas da Hexus, fazendo desta nova integrante do grupo espanhol, uma das principais fornecedoras de tecnologia, qualidade e inovação da indústria de alimentos.

“Nós acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado. Eu sou um egresso da Unisinos, e essa parceria oportuniza a aproximação dos estudantes com o mercado. Com esse trabalho, colocamos os alunos em uma realidade industrial, levando em conta fatores como o controle e responsabilidade”, afirmou o diretor comercial da Hexus – Indukern, Fabiano Zamberlan.

Com a assinatura de mais este acordo, a Universidade continua investindo em inovação e infraestrutura, potencializando ainda mais seus acadêmicos. Também realiza o processo de resgatar os egressos do curso, aproximando os estudantes do mercado de trabalho.

“Estamos abrindo um leque de opções, ou seja, de estudos e desenvolvimentos. A parceria vai oportunizar aos alunos vivenciar situações reais na busca de soluções na área de desenvolvimento de novos produtos cárneos”, afirmou a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Janice da Silva.

Segundo a coordenadora, o acordo tem como foco atualizar a infraestrutura da Usina-Piloto de Carne e Derivados instalada nos laboratórios da Universidade. Dessa forma, será possível fomentar e enriquecer atividades experimentais desenvolvidas no decorrer do curso, aproximando os acadêmicos do setor industrial. “O estabelecimento dessa parceria é mais uma ação em sintonia com os focos estratégicos da Unisinos na busca da excelência acadêmica, sustentabilidade e a formação integral de seus recursos humanos”, declarou.

Simulações e degustações – Após o debate envolvendo os participantes do encontro, ocorreu uma simulação de como é produzida a massa de mortadela. Foram explicados os processos, ingredientes e o equipamento utilizado para realizar o procedimento. Depois da simulação, ocorreu a degustação de diversos produtos fabricados tanto pelos acadêmicos da Universidade como pelos funcionários da Hexus – Indukern: presuntos suínos e de frangos, mortadelas e lombos suínos. Os representantes de suas empresas experimentaram, conheceram e puderam avaliar os produtos realizados nas instalações.

Fonte: Produção de Conteúdo São Leopoldo Negócios & Companhia

Fotos: Rodrigo Blum-Unisinos

Top