Você está aqui
Home > Tecnologia & Inovação > Feevale: Hub One chega a Porto Alegre

Feevale: Hub One chega a Porto Alegre

Feevale: Hub One chega a Porto Alegre

05/12/2019

 

Um ano depois de ter inaugurado o Hub One de Criatividade e Inovação em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale leva a terceira unidade do Feevale Techpark para Porto Alegre, desta vez em parceria com o exoHub LIA, um laboratório de inovação aberta. O espaço, localizado na Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora, receberá empresas de diversas áreas, principalmente das cinco que hoje integram o parque tecnológico da Instituição: tecnologia da informação e comunicação; indústria criativa; materiais e nanotecnologia; ciências da saúde e biotecnologia; e ciências ambientais e energias renováveis.

 

 

O Hub One Porto Alegre será inaugurado em março de 2020 e recebe um investimento inicial em torno de R$ 2.800.000,00, entre adaptações no prédio, mobiliário e tecnologia. São disponibilizadas 150 posições para startups e empresas, havendo, também, capacidade para 180 estudantes por turno. O edifício possui área total de 1.900m², sendo 720m² destinados a serviços e cursos da Universidade Feevale, incluindo graduação, pós-graduação e in company.

 

Expansão da Feevale

 

A expansão da Universidade Feevale e do Feevale Techpark para Porto Alegre se dá logo após a implantação do polo em Dongguan, na China, e em 11 municípios gaúchos: Campo Bom, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, Portão, São Sebastião do Caí e Sapiranga. Essas estruturas se somam aos três câmpus da Instituição, sendo dois em Novo Hamburgo e um em Campo Bom. Isso tudo, no ano em que a Instituição e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemoram os seus 50 anos.

 

“No momento de crise, a Feevale busca inovar e se expandir, primeiro com os polos e, agora, com o Hub One em Porto Alegre, que vai ampliar a nossa parceria para toda a Região Metropolitana”, afirma o reitor Cleber Prodanov. “O Hub não é um prédio, mas um conceito, um ecossistema de relacionamento. É um espaço diferenciado, onde não se sabe quem é aluno, professor, empreendedor ou visitante, um espaço aberto, para que as pessoas possam ser felizes e trabalhar naquilo que gostam”, define, acrescentando que o novo ambiente contribuirá, de forma significativa, para a transformação de ideias em negócios.

 

Para Prodanov, as empresas precisam se adaptar e deixar de ser tradicionais, assim como a Feevale se transformou para ser uma universidade do século 21 para alunos do século 21. Queremos compartilhar conhecimento e pensar em soluções inovadoras para o novo mundo em que vivemos”, conclui o reitor. A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, compactua com esse pensamento e conta, ainda, que um dos motivos que levou a Instituição a se expandir para Porto Alegre foi o fato de muitas pessoas estarem querendo fazer parte dessa comunidade criada pela Feevale. “O Hub é um espaço de conexão de pessoas que pode gerar negócios, projetos e serviços e fazer render muitos frutos”, diz ela.

 

Parceria com o exoHub LIA

 

Parceiro da Universidade Feevale, o exoHub LIA tem como lema “Um ecossistema vivo de criatividade e inovação focado em resultado”. Trata-se de um laboratório de inovação aberta onde empresas encontrarão um espaço conectado à tecnologia, educação do futuro, startups e um framework de inovação aberta desenvolvido de forma a abranger o ambiente empresarial nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica.

 

O objetivo do  exoHub LIA é conectar, de forma aberta e irrestrita, todos os atores do mercado para potencializar o ecossistema de empreendedorismo com foco no resultado, a partir da união de curadores, membros corporativos e startups, todos alinhados por áreas do conhecimento. “A parceria com a Universidade Feevale vem de uma boa e exitosa experiência da construção do primeiro espaço deste tipo no Estado, que fica localizado dentro do Hub One em Novo Hamburgo”, diz o co-founder e head de comunidade da empresa, Marcelo Almeida.

 

 

Fonte: Imprensa Feevale

Top