Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Prefeitura de São Leopoldo implanta medidas para agilizar alvarás sanitários

A emissão de alvarás de baixo risco está passando por mudanças nesse mês de agosto. A prefeitura de São Leopoldo, por intermédio das secretarias de Saúde (Semsad) e de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC) , está implantando melhorias que devem agilizar o processo de licenciamentos. Os alvarás sanitários para atividades de baixo risco são liberados automaticamente assim como os alvarás de localização provisórios. A vistoria por parte da vigilância ocorre posteriormente conforme legislação federal.

As melhorias estão sendo implantadas para desburocratizar e agilizar os processos de abertura de empresas e licenciamentos, dando rapidez no desenvolvimento e não atrasando os planos dos empreendedores. As secretarias trabalham com um projeto de médio prazo para implantação de alvarás digitais. Atualmente existem mais de mil processos em tramitação, entre renovações e novas licenças, destes, 40% necessitam de vistoria prévia, por não serem de baixo risco, os demais já recebem o alvará e recebem a vistoria da fiscalização posterior.

Conforme o diretor do Centro de Vigilância em Saúde – CVS, Maurício Prass, a ideia é melhorar o fluxo de trabalho sem perder a qualidade e os critérios a serem observados. “Com a medida o fluxo dos processos será mais rápido, estamos empenhados em zerar a fila de processos e vamos trabalhar para dar mais rapidez a todos os pedidos que chegam ao Centro de Vigilância em Saúde”, enfatiza.

Conforme a Normativa N.º 16/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, são considerados de baixo risco estabelecimentos como pequenos comércios de alimentos, mercados, açougues, e de alto risco, que dependem de vistoria prévia, clínicas médicas, hipermercados, macroatacados, imunizadoras e clínicas geriátrica entre outros.
As vistorias ocorrem de modo permanente dentro de um cronograma permanente que com a implantação das melhorias, será potencializado a partir do mês de setembro.

Fonte: Imprensa PMSL

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM