Você está aqui
Home > Empresas & Negócios > Oskar Coester, idealizador do aeromóvel, morre aos 82 anos

Oskar Coester, idealizador do aeromóvel, morre aos 82 anos

 

São Leopoldo sedia Coester Automação, onde a tecnologia do aermóvel foi desenvolvida e atualmente produz soluções para o setor industrial.

 

“O bem estar individual só é possível onde houver o bem estar coletivo. Por isso, todo empreendimento precisa servir a sociedade antes de servir-se dela”. A frase é do engenheiro Oskar Coester e está escrita na apresentação do website da Coester Automação – empresa do Grupo Coester – e reflete sua personalidade. Coester faleceu ontem, 17 de novembro, deixando um um legado de orgulho para São Leopoldo, onde ele instalou a Coester, há 50 anos, para desenvolver a tecnologia do Aeronóvel, que tem projeção mundial.

Coester tinha 82 anos e faleceu em casa, na Zona Sul de Porto Alegre. O empresário estava se recuperando de um AVC sofrido em maio deste ano. Coester deixa esposa, quatro filhos e 10 netos.

Natural de Pelotas, Coester atuou na década de 1960 na Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Nos anos seguintes, atuou concomitantemente na companhia aérea e em uma empresa própria. Na década de 1970, deixou a Varig para abrir uma empresa de automação em São Leopoldo, onde desenvolveu o modelo do aeromóvel.

 

 

Um aeromóvel está instalado na zona norte de Porto Alegre, para ligar a estação da Trensurb ao aeroporto Salgado Filho. Outros projetos estão espalhados pelo mundo — um deles fica em Jacarta, na Indonésia.

 

Sobre o Grupo Coester – Fundado por Oskar Coester, em 1960, o Grupo Coester pesquisa e desenvolve produtos e soluções em diversas áreas da indústria, sendo referência em segmentos como automação industrial e mobilidade urbana. A Aeromovel Brasil S. A, integrante do Grupo Coester, está localizada em Porto Alegre e dedica-se ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana. Tendo por base tecnologia própria, inovadora e sustentável, idealizada por Oskar Coester, o meio de transporte da Aeromovel se caracteriza por ser automatizado e em via elevada, utilizando o sistema de propulsão pneumática.

 

 

Equipamentos produzidos pela Coester Automação
Equipamentos produzidos pela Coester Automação

 

Nestes 50 anos, a Coester atua na pesquisa e inovação tecnológica para transformar projetos científicos em aplicações práticas e competitivas. Produz linhas nos segmentos de atuadores – equipamentos eletromecânicos que permitem motorização de válvulas, dampers, comportas e outros equipamentos similares;  Conectores para redes industriais (protegidos por patente) com certificação para uso em áreas classificadas, que possibilitam a desconexão/conexão de dispositivos/redes a quente, sem abertura do invólucro; Redutores; e Cntroladores.  Mantém ainda serviços de manutenção corretiva, preventiva e revisão em campo. Desenvolve cursos e treinamentos para profissionais de nível técnico ou superior que atuem nas áreas de engenharia de aplicação, engenharia de produto, engenharia de projeto, operação, instrumentação e manutenção.

Deixe uma resposta

Top