Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Mais um passo para instalação do curso de Medicina

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), prefeitura de São Leopoldo e a Fundação Hospital Centenário (FHC) e firmaram termo de cooperação técnica para instalar o curso de Medicina. O prefeito Ary Vanazzi, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, o secretário de Saúde, Fábio Bernardo, e o presidente do Hospital Centenário, Nelson Piovesan, assinaram o documento no dia 23 de maio, no Centro Administrativo.
O presidente da ACIST-SL, Leandro Hilbk, destacou a importância do curso na contribuição do desenvolvimento da cidade. A entidade tem, como uma das bandeiras, contribuir na interface entre a faculdade de Medicina da Unisinos com o Medical Valley, sistema alemão surgindo na cidade de Erlangen, que está se internacionalização e São Leopoldo concorre para ser a sede no Rio Grande do Sul. Este processo está sendo desenvolvido pelo governo alemão no Brasil, China e Estados Unidos. Assim, o Rio Grande do Sul, como estado escolhido para esta parceria, irá se juntar a Boston e Xangai como regiões que atuarão em estreita cooperação, fomentando a indústria e a pesquisa de saúde, e criando uma rede de colaboração internacional.

As partes firmaram o termo com o objetivo de realizar atividades conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, produção e disseminação de conhecimento e de gestão e atenção integral à saúde. Visando, assim, a integração ensino-serviço e a qualificar a formação, a pesquisa, incorporação científica e tecnológica e a atenção oferecida à população. E, ainda, cumprindo os princípios e diretrizes do SUS na garantia de implementação do curso de Medicina.

De acordo com o secretário Fábio Bernardo, com as diretrizes apontadas no termo e o trabalho que será realizado, a previsão é de que no prazo de 90 dias, deve ser assinado o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço (COAPES) exigido pelo Ministério da Educação, para início das atividades de ensino voltadas para as unidades de saúde da rede municipal.

O prefeito de São Leopoldo destacou que o trabalho será intenso neste período. “Queremos dar celeridade, dentro do prazo, dando os contornos do funcionamento do curso”, disse Vanazzi. O prefeito afirmou ainda que marcará um encontro com os prefeitos da região para apresentar o trabalho. Segundo o reitor da Unisinos, o projeto também agrega os municípios de Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga.

Para o reitor, a questão da saúde é crucial. “Avançamos passo por passo na construção da rede de saúde e o curso de Medicina é a expressão desta construção”, falou. “Somos parceiros. O prefeito Ary Vanazzi formou um legado de trabalho e perseverança na hora da dificuldade. Confio na nossa capacidade de avançar com este projeto. A realidade nos mostrará que é possível”, ressaltou Padre Marcelo.

O trabalho se dará sobre os seguintes pontos: qualificação da infraestrutura, serviços, processos de trabalho e gestão da Rede Municipal de Saúde, incluindo a Fundação Hospital Centenário; estudos para viabilização e implantação do projeto do novo complexo hospitalar e do processo de transformação da Fundação Hospital Centenário em Hospital de Ensino; alinhamento de interesses na implantação do curso de Medicina da Unisinos junto à Rede Municipal de saúde e FHC, segundo os princípios do Sistema Único de Saúde; assegurar para os discentes do curso de medicina campo de estágio curriculares e práticas disciplinares.

O secretário de Gestão e Governo, Marcel Frison, o vereador Dudu Moraes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Luiz Fernando de Oliveira Martins, acompanharam o ato, entre outras autoridades.

Fonte: Imprensa PMSL | Foto: Charles Dias

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM