Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

Sociedade Orpheu celebra 162 anos em janeiro

Clube social mais antigo do País, Sociedade Orpheu quer contar as história das pessoas que nele viveram bons momentos

 

 

No dia 20 de janeiro, a Sociedade Orpheu completará 162 anos de muitas histórias para contar. É a sociedade de canto mais antiga do País e que chegou a receber visitante ilustres, como Dom Pedro II. E a data será comemorada com um Ato Cultural Memórias Orpheu. “O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo estará organizando, em parceria com o clube, uma exposição da nossa história. Na ocasião também teremos apresentações artísticas e culturais”, explica o casal presidente José Roberto e Hilda Kfuri. A entrada é franca.

O público está sendo convidado a contar as histórias que viverem junto à Sociedade, que durante muitos anos sediou lindos bailes de debutantes e também a Confa, tradicional evento para jovens. Segundo a promoter Patricia Rosa, o pedido que seja escrita uma carta para ser inserida no Baú de Memórias.

Sobre a Sociedade Orpheu – Em 20 de janeiro de 1858, na casa de Jacob Geyer, foi fundada a Sociedade Mannergesang Orpheus por um quarteto duplo de cantores que tinham como objetivos enobrecer o canto alemão, influindo e animando o gosto por ele, e promover a vida sociável e harmoniosa dos imigrantes alemães.

Seus fundadores foram Wilhelm Hofmann, Wilhelm Haertel, Christian Fleck, Luiz Reichard, Alexander Herzog, Dr. Albert Goetze, Carl Renck e Luiz Grünwald.

A Sociedade de Canto Orpheus, como era chamada, foi ponto de encontro de políticos, autoridades e empresários locais. Em 1865, recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II, durante sua passagem pelo Brasil. A lira tornou-se seu símbolo.

Sem ser a primeira sociedade de canto do Rio Grande do Sul, mas aquela que nunca fechou suas portas, a Sociedade Orpheu tornou-se conhecida por suas festas, entre elas o Carnaval e o Baile de Debutantes, no qual as adolescentes eram introduzidas na vida social. Eram famílias inteiras comemorando datas festivas.

O Clube Social mais antigo do Brasil, título de reconhecimento recebido na 1ª Convenção Nacional de Clubes Sociais, realizada no Rio de Janeiro, tem como objetivo proporcionar a seus sócios lazer e entretenimento.

Redação: Elizabeth Renz – jornalista e coordenadora de conteúdo Portal São Leopoldo Negócios & Companhia

Fotos: Divulgação

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM