Você está aqui
Home > Eventos & Networking > Startups ganham espaço na 22ª Construsul

Startups ganham espaço na 22ª Construsul

Construtechs apresentarão soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da construção civil entre os dias 30 de julho e 02 de agosto

 

Quando comparado a outros mercados, o setor da construção civil é considerado pouco inovador. No entanto, essa realidade vem mudando com o surgimento das construtechs – startups que apresentam soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da construção civil. Atendendo a essa demanda do mercado, a 22ª edição daConstrusul – Feira Internacional da Construção contará com um espaço destinado a essas empresas: o Espaço Construsul Construtechs. A feira acontecerá de 30 de julho a 02 de agosto, das 13 às 20 horas, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Para a Sul Eventos, promotora da Construsul, é fundamental que a feira se atualize a cada edição e esteja atenta às transformações do mercado. “Proporcionar esse espaço é fomentar um mercado que se desenvolve cada vez mais. Apesar do setor da construção civil ter recuado em alguns aspectos, hoje as construtechs são uma área que vêm recebendo mais aporte de investidores e esforços para que novas soluções venham à tona e as empresas prosperem no mercado”, pontua o diretor da Sul Eventos, Ricardo Richter. Para ele, as startups têm papel fundamental em um período de busca constante pela otimização dos processos e redução dos custos. “Alguns problemas e desafios da construção civil já são ‘carregados’ há anos pelo setor. As construtechs buscam justamente preencher esses gaps através de soluções de produtos ou serviços para que os processos construtivos e secundários do setor sejam mais eficientes e baratos para as empresas envolvidas”, complementa.

Richter ainda destaca que a promotora busca constantemente apoiar o empreendedorismo. “A Sul Eventos como promotora também tem o viés de trazer essas empresas como uma forma de sempre estar fomentando o empreendedorismo. A feira serve para que as empresas tragam novidades e produtos para apresentar soluções inovadoras ao mercado”, finaliza.

Construtechs mantêm otimismo para 2019

Um dos parceiros da Construsul nesta iniciativa é a Climb Consulting Group, empresa gaúcha de consultoria com foco em melhorias de produtividade na construção civil. Bernardo Etges, um dos sócios da empresa, explica como funcionará o espaço. “Será um ambiente de exposição de startups da construção civil e hubs de aceleração que irão apresentar suas soluções. Estimamos, minimamente, 12 empresas expositoras”, conta. Para ele, a inovação aplicada ao setor da construção civil crescerá ainda mais neste ano. “Vemos 2019 ainda com otimismo! Como empresa, estamos crescendo, mas melhor que isso, enxergamos o setor da construção em um caminho de melhoria, buscando ser mais produtivo, eficiente, conectado e colaborativo. E isso passa por inovação, por metodologia Lean e pessoas qualificadas. Isso vejo crescer!”, comenta.

Um dos expositores já confirmados para o Espaço Construsul Construtech é a empresa Pauluzzi, que participará com a marca do Aplicativo Auge, uma ferramenta que utiliza a tecnologia de realidade aumentada na área de construção civil e por meio de plugins permite o envio de arquivos de imagem em 3D, possibilitando a visualização dos modelos e plantas em escala real no ambiente. Para Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi e CEO do Aplicativo Auge, a receptividade do mercado tem sido positiva. “Lançamos o aplicativo há 110 dias e já temos mais de 6 mil usuários e recebemos mais de 5 mil projetos. Nossa projeção é que o aplicativo continue crescendo e evoluindo, neste momento já estamos separando ele da Pauluzzi para que ele passe a ter ‘vida própria’ e estamos bem otimistas quanto a isso”, explica Germano. Ao analisar a importância das contrutechs, ele destaca que ainda há muito que pode ser feito pelo mercado. “É importante termos novidades que possam aumentar a produtividade do setor como um todo, principalmente na área de gestão, onde acredito que ainda temos muito caminho para fazermos melhorias”, pontua.

SERVIÇO

Evento: Construsul – 22ª Feira Internacional da Construção

Data: De 30 de julho a 02 de agosto de 2019

Horário: De terça a sexta-feira, das 13h às 20 horas

Local: FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre – RS)

Credenciamento: disponível através do site www.feiraconstrusul.com.br

Público-alvo: lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes e outros.

Entrada gratuita para profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.

 

Fonte: Imprensa Construsul – Talenttare

Foto: Guilherme Gargioni

Top