Você está aqui
Home > Entidades > Sebrae-RS e prefeitura municipal lançam programa da apoio à pequenas empresas

Sebrae-RS e prefeitura municipal lançam programa da apoio à pequenas empresas

Micro empresas terão acesso a diagnóstico e assessoria para melhorar seu negócio

Pensando em alternativas econômicas que ajudem empreendedores de São Leopoldo no enfrentamento à crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo e o Sebrae-RS lançaram a primeira etapa do programa Superação no município. O anúncio aconteceu na quarta-feira (10), durante LIVE transmitida pela Rádio Prefeitura no Facebook e contou com a participação da chefe do Departamento de Microcrédito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), Bárbara Mello e do gerente regional do Sebrae região Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.

Na primeira etapa, o programa vai oferecer aos empresários um sistema de soluções de acordo com cada perfil de empresa. O passo inicial do gestor para entrar no Programa é fazer contato com a prefeitura, que encaminhará as informações da empresa ao Sebrae, que construirá um perfil de maturidade competitiva. “O Sebrae vai aplicar a metodologia rastreando os principais indicadores desse empresário”, detalha o gerente regional do Sebrae região Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.

Com o perfil da empresa definido, o proprietário receberá assessoria de orientação com o foco voltado à área de crédito e financiamento, auxiliando na identificação dos problemas de cada companhia, gerenciamento de crise, identificação de impactos, fluxo financeiro e soluções de problemas.
Junto a todo esse processo, caso o empresário queira, terá direito também a contatos semanais em data e horário combinados com profissionais e especialistas do setor em que trabalha, com relação a boas práticas, medidas de gestão e informação, em questões relacionadas a negócio, crédito e financiamento. Um pacote adicional será ofertado também com consultorias em relação às mídias digitais da empresa participante do projeto.

O prefeito Ary Vanazzi contou que a decisão de criar o programa surgiu em função de os governos do Estado e Federal não apresentarem nenhum projeto ou plano de readequação econômica. “Poi isso, nossa ideia é ajudar, começando um projeto de preparar, cuidar e proteger as empresas”.

Entre os recursos para os empresários está a Sala do Empreendedor, localizada junto ao Centro Administrativo. Copetti destaca que “hoje os indicadores da cidade de São Leopoldo são indicadores interessantes, porque temos uma cidade que tem uma vocação empreendedora e um conjunto bastante importante de MEI. A Sala do Empreendedor trabalha há muitos anos com extremo sucesso e com metodologias adequadas de orientar e de conduzir nosso micro e pequeno empreendedor a ser um empreendedor de sucesso”, conta.
A chefe do Departamento de Microcrédito da prefeitura, Bárbara Mello, aponta que “se houver a necessidade de um encaminhamento para um empréstimo ou crédito há o Microcrédito Mão na Roda, programa criado pela Prefeitura de São Leopoldo há 15 anos e que é um dos parceiro do Sebrae. Ao longo desse tempo já conseguimos ajudar muitas pessoas e agora, nesse período de crise, nós estamos podendo ajudar mais ainda”, salienta.

Canais – Para facilitar a comunicação do interessado no recurso, a Prefeitura criou canais de acesso ao atendimento. O programa pode ser requisitado por meio do e-mail superacao@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo telefone telefone (51)2200-0343.

Essa ação faz parte de um conjunto de condutas e diálogos que a Prefeitura de São Leopoldo vem realizando com diversos setores do município.

Top