Você está aqui
Home > Entidades > São Leopoldo volta a fechar parte do comércio e serviços

São Leopoldo volta a fechar parte do comércio e serviços

Medida, que será publicada amanhã, 15, busca frear o avanço do número de casos de coronavírus

A partir do alerta da Secretaria Municipal da Saúde emitido no sábado, a prefeitura de São Leopoldo decidiu restringir parte do funcionamento do comércio e alguns serviços visando à redução da circulação da população como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O decreto, com as medidas e as restrições específicas, será publicado nesta segunda-feira com as normativas a serem adotadas a partir da terça-feira, 16 de junho. Neste domingo, às 18h30 em live transmitida pela página da Rádio da Prefeitura no Facebook, o prefeito Vanazzi dará mais detalhes sobre o encaminhamento.

Conforme Vanazzi, o decreto que será publicado amanhã pretende diminuir a circulação da população como forma de reduzir o avanço do contágio e ter condições de atender quem precisar de internação e leitos de UTI. Ele informa que conversou com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan e com a prefeita Margarete Ferretti , de Nova Santa Rita, presidente da GRANPAL, para discutir um protocolo mínimo entre os municípios da região.

Vírus ativo – Um dos dados que mais preocupa, ressalta o prefeito, é a quantidade de pessoas infectadas com o vírus ativo, que chegou a 136, de um total de confirmados de 462 (até sábado). Estas pessoas, ressalta, juntamento com so contatos e suspeitos são monitorados diariamente pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cemid) da Secretaria Municipal de Saúde. Outro sinal é a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário, que chegou a 80% de ocupação, com 8 dos 10 leitos exclusivos ocupados.

O prefeito Vanazzi ainda destaca o fortalecimento do diálogo com todos os setores no sentido de buscar de forma coletiva definir as ações de enfrentamento da pandemia no próximo período.

Calendário de ações de conscientização, higienização e fiscalização

Além das medidas de restrição a semana começa com reforço nas ações de sanitização e higienização com caminhões de hidro-jato e produtos específicos nos bairros com maior número de casos, como Arroio da Manteiga, Santos Dumont e Feitoria. E também contará com ampliação das blitz sanitárias com verificação da temperatura e orientações de saúde em carros e ônibus. Outra medida será o reforço das ações da força-tarefa de fiscalização com relação aos espaços públicos, campos de futebol e outros.

Texto: Jornalista Valentin Thomaz Mtb 19048 Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Top