Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo aplica a integralidade da bandeira preta, com fechamento geral neste domingo, 28

Transporte público e supermercados não irão funcionar

 

O Comitê de Atenção ao Coronavírus de São Leopoldo, instância de participação do governo e da sociedade civil, definiu endurecer as regras de distanciamento e prevenção à pandemia de covid-19. No domingo (28), além das regras da bandeira preta do Distanciamento Controlado, haverá um lockdown: os supermercados ficarão fechados e o transporte público não irá funcionar. As exceções para o transporte público no domingo são os horários e as linhas que atendem as trocas de turno de trabalhadores da saúde. O decreto foi  publicado hoje, dia 26 de fevereiro.

BAIXE AQUI.

 

Na segunda-feira, 29, voltam as regras da bandeira preta. A situação será reavaliada na terça-feira, em nova reunião do comitê. “Sabemos que teremos uma semana difícil pela frente, dentro do quadro atual de evolução da pandemia, das poucas doses de vacina em todo o Brasil e da alta demanda por leitos, por isso vamos, além de cumprir a integralidade da bandeira preta, ampliar as restrições para um fechamento total no domingo, incluindo o transporte público e os mercados”, explicou o prefeito Ary Vanazzi.

 

Seguindo as regras da bandeira preta, a indústria pode continuar a operar com 75% dos trabalhadores. Bares e restaurantes estão permitidos a funcionar no sistema de telentrega e com 25% dos trabalhadores.

 

Empresas são favoráveis da paralisação

Eder Scherer, representante das empresas do transporte coletivo urbano, se mostrou favorável a paralisação do transporte público no domingo. Dados da circulação de pessoas mostram que no domingo aumenta a participação dos idosos, um grupo de risco para a covid, entre os passageiros do transporte público.

 

Fiscalização

Ao longo do dia de ontem, a Força-Tarefa de Fiscalização recebeu 36 denúncias, que motivaram 10 notificações. A Força-Tarefa de Fiscalização é composta por fiscais de sete secretarias e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), e conta com apoio permanente da Guarda Civil Municipal. A Brigada Militar também está colaborando, quando necessário, nas ações de fiscalização.

 

Bandeira Preta

A partir do sábado (27), por decreto estadual, todo o Rio Grande do Sul estará em bandeira preta. O sistema de cogestão, que permitia regras mais brandas, foi suspenso pelo mesmo decreto.

 

Força-tarefa

 

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria-Geral de Governo e composta por servidores de sete secretarias municipais, além do Semae. A força-tarefa conta com auxílio permanente da Guarda Civil Municipal.

 

Denúncias de descumprimento dos Decretos Municipais:

 

Atendimento por meio dos telefones 153 da Guarda Municipal, disponível de segunda-FEIRA a domingo, com serviço de 24h.

 

Ouvidoria Municipal – Atendimento de segunda a domingo, das 9h às 23h, pelo WhatsApp (51) 9.8924-5082.

De segunda a sexta, das 9h às 14h, o munícipe poderá contatar os telefones 156, (51)2200-0362, e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo Messenger, @saoleopoldo.

 

Dúvidas e esclarecimentos sobre o Decreto Municipal

Força-Tarefa de Fiscalização – Atendimento realizado pelo WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h, pelo número (51) 9.9312-7585.

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM