Você está aqui
Home > Entidades > Convento de São Leopoldo será transformado em centro de apoio contra o coronavírus

Convento de São Leopoldo será transformado em centro de apoio contra o coronavírus

Conhecido como a primeira casa de saúde de São Leopoldo, o prédio já abrigou o Hospital Santa Elisabeth, em 1903

Para combater o avanço do coronavírus, o convento Monte Alverne será transformado em um centro de apoio ao Hospital Centenário, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O prédio, localizado no bairro São José, terá pelo menos 30 leitos e atenderá os casos menos complexos. O centro deve ficar pronto até o final de abril. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta segunda-feira (13).

Local terá pelo menos 30 leitos e atenderá casos menos complexos da doença

 

O convento está desativado há três anos e precisará passar por reestruturação e adequações para receber os pacientes. Entre as melhorias estão limpeza e higienização completa, colocação de móveis e equipamentos hospitalares, de informática e telefonia, além de instalações elétricas, hidráulicas e de internet. Além de investimentos públicos, a ação conta com doações e voluntários. Segundo a prefeitura, já são mais de 500 cadastrados para ajudar no empreendimento.

Em um primeiro momento, o centro será utilizado como espaço auxiliar ao Hospital Centenário. Serão atendidos pacientes com casos menos complexos e outros que estejam já em fase de recuperação. Ainda não há definição sobre quais profissionais irão trabalhar no local.

Parceria com Leroy Merlin de São Leopoldo

Para contribuir com a montagem do centro de apoio, a empresa Leroy Merlin de São Leopoldo realizou doação de diversos materiais. Foram  mais de 500 itens, incluindo lâmpadas de emergência, cadeiras e mesas de plástico, torneiras, vassouras e luvas de limpeza.

Sobre o Lar

O Lar Santa Elisabeth foi fundado pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, há 114 anos. Iniciou suas atividades em 1903 como Hospital, passando em 1913 para Sanatório, e por fim, em 1989 exclusivamente como Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

Ministra Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas  da Penitência e Caridade Cristão, a religiosa Mônica de Azevedo, definiu a cedência do espaço como solidariedade. “Considerando nossa sensibilidade  e o olhar da necessidade, precisamos ajudar sempre, principalmente nesse momento”, disse a religiosa.

O prédio do Convento Monte Alverne, atualmente desativado, funcionou como espaço de hospedagem para cursos, retiros e similares. Há dois anos, porém, os cursos e retiros estão sendo realizados no Pensionato São José.

Conforme a religiosa, a Prefeitura executará as adaptações necessárias para que o espaço funcione como suporte, diante da possibilidade de muitas pessoas serem infectadas pelo Covid-19 e desenvolverem os sintomas. “Haverá necessidade de tratar essas  pessoas, e precisa de espaço adequado”, observou  Mônica.

A Irmã Mônica legalmente é a presidente da Associação da Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e Caridade Cristã. O Lar Santa Elisabeth e o Pensionato São José são filiais da Associação acima, mantidos por ela e dirigidas por Irmãs nomeadas pela Ministra Provincial. O Convento Monte Alverne também pertence a esta associação.

 

 

Top