Você está aqui
Home > Entidades e Órgãos Públicos > Comitê atualiza decreto e mantém medidas de prevenção em São Leopoldo

Comitê atualiza decreto e mantém medidas de prevenção em São Leopoldo

Novo decreto permite retorno do uso dos dois lados da Rua Independência

 

Com base nos dados disponibilizados pelas autoridades de saúde e com o preocupação das aglomerações do final do ano, o Comitê de Atenção ao Coronavírus de São Leopoldo, definiu por manter o estado de calamidade para enfrentamento e prevenção da pandemia do novo coronavírus e atualizar as regras em vigor na cidade.

 

Seguem obrigatórios todos os protocolos de prevenção, especialmente o uso de máscara de proteção por parte da população. O decreto com as deliberações do Comitê foi publicado ontem, 28 de dezembro e vale até o dia 5 de janeiro de 2021.

 

Comitê retoma estratégia do Selo Estabelecimento Seguro

 

O Comitê definiu por manter o toque de recolher entre 23h e 6h para os serviços não essenciais, mas permitindo que bares e restaurantes que possuem o Selo Estabelecimento Seguro estejam abertos até a meia-noite. O Comitê também definiu por finalizar a proibição de estacionamento em um dos lados da rua Independência, uma estratégia adotada para evitar aglomeração nas calçadas durante o período de compras para o natal.

 

O Selo Estabelecimento Seguro é concedido pela Prefeitura de São Leopoldo, através de uma cooperação entre poder público, Unisinos, Polo Gastronômico e Sebrae aos estabelecimentos cadastrados que assumiram os protocolos de higiene estipulados pelos órgãos de saúde para prevenção ao contágio do coronavírus. Além disso, desses locais, toda a equipe de trabalhadores, gerente e proprietário passarão por capacitação fornecida pelo Sebrae-RS sobre boas práticas de prevenção contra a doença e realizam a  testagem amostral para a Covid-19 dos colaboradores do local.

 

Intensificação da prevenção e da fiscalização

Entre as ações propostas, está a intensificar das ações de prevenção e a manutenção do reforço da fiscalização. A orientação do Comitê é que os cidadãos de São Leopoldo que estão em viagem para o litoral façam um período de quarentena preventiva ao retornarem à cidade, caso possuam condições disso.

 

“Identificamos uma pequena melhora nos indicadores de propagação do vírus, em função justamente das medidas que estamos tomando. Dessa forma, entendemos que é preciso manter as medidas, ao passo que avaliamos se de fato isso representará uma tendência de queda na média móvel de casos”, explica o secretário-executivo do Comitê, Murilo Amatneeks.

 

Denúncias de descumprimento dos Decretos Municipais
Atendimento por meio do dos telefones 153, (51) 3526-5800 e (51) 3526-5801. Esses canais de comunicação são ligados à Guarda Civil Municipal e estão disponíveis de segunda a domingo, com serviço de 24h.

Ouvidoria Municipal:
Atendimento de segunda a domingo, das 9h às 23h, pelo WhatsApp (51)9.8924-5082.

De segunda a sexta, das 9h às 14h, o munícipe poderá contatar os telefones 156, (51)2200-0362, e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo Messenger, @saoleopoldo.

Dúvidas e esclarecimentos sobre o Decreto Municipal
Força-Tarefa de Fiscalização
Atendimento realizado pelo WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h, pelo número (51) 9.9312-7585.

Deixe uma resposta

Top