Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

ACIST-SL protocola apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade contra reajuste do IPTU

 

Ouvindo a demanda da comunidade empresarial e da sociedade, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST-SL, tem se posicionado contrária ao reajuste do IPTU de 20,93%  imputado pelo poder executivo municipal e tem buscando, desde o início da divulgação do mesmo, o diálogo para reverter a decisão. Diante das negativas, a entidade protocolou, no dia 18 de dezembro (sexta-feira), pedido de admissão como “amicus curiae” na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) ajuizada por diversas entidades locais e que visa à reversão do reajuste aplicado.

 

A Ação solicita a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 4.960. Criada em setembro de 2001, instituiu a Unidade Padrão Monetária (UPM), que segue o índice do IGPM, que teve uma elevação de 20,93% em 2020. “Este aumento é abusivo e está dissociado da realidade vivenciada pelos contribuintes. Por isto, vamos apoiar todas as iniciativas que os prejudicam”, aponta Siegfried Koelln, presidente da Entidade.

 

Na função de amicus curiae, a Entidade manifesta sua posição institucional e apresenta argumentos jurídicos na ADIN para auxiliar o Judiciário a tomar a decisão mais adequada ao litígio.

 

Dentre os argumentos, a ACIST-SL aponta que o município não pode estabelecer um índice de correção monetária superior ao da União para atualização dos créditos fiscais, uma vez que esta competência é exclusiva da União. Caso seja procedente a ação, o percentual de reajuste do IPTU de São Leopoldo passaria de pouco mais de 3%.

 

“Esperamos que o Tribunal de Justiça do Estado avalie positivamente este pedido da sociedade, feito sob a forma desta Ação, pois está atuando de modo legítimo para assegurar os direitos”, ressalta Koelln.

 

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM