Uso de cookies

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência. Saiba mais em nossa política de de privacidade.

São Leopoldo registra crescimento do emprego em 2019

Vector (23)

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira, 24 de janeiro, pelo Ministério da Economia, apontam São Leopoldo como o município do Rio Grande do Sul com o melhor desempenho na geração de empregos em 2019. O ano encerrou saldo positivo de 1.595 vagas. Em dezembro, São Leopoldo gerou 1.897 vagas de empregos formais, segundo os dados.  O setor que puxou essa crescente durante 2019 foi o de serviços, que gerou 18.176 vagas.

 

Para a coordenadora do Núcleo de Contabilistas da ACIST-SL, Mariana Cardoso, o aumento dos empregos formais já estava sendo apontado pelo Boletim Socioeconômico produzido trimestralmente pela entidade. O setor de serviços foi o principal empregador, impulsionado também pelas vagas abertas pelo Parque Tecnológico de São Leopoldo. Ela ressalta que é preciso um olhar mais atento sobre esta  mão de obra qualificada. “São profissionais que vêm de cidades vizinhas e que não circulam sua renda pelo município, pois consomem nas suas cidades de origem”, explica. Para ela, é preciso promover políticas para formação local, estimulando as contratações de residente de São Leopoldo.

 

A redução da burocracia é outro fator relevante para o aumento de empregos, uma vez que estimula novos empreendimentos que precisam de funcionários. “Vamos apostar que este desempenho continue em crescimento e que os processos possam tornar-se ainda mais digitais”.

 

Esta avaliação é confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico, Rafael Souza. Em nota, ele aponta que estes números são reflexos das ações que vêm sendo tomadas pelo poder público, em parceria com as entidades que representam o setor empresarial e a universidade, que contribuem também nesse processo. “Trabalhamos fortemente na desburocratização do processo de abertura de empresas, diminuindo o prazo para obtenção do alvará de funcionamento. Em 2017 era de seis meses e hoje, em menos de 30 dias o cidadão está com a autorização”, comenta o secretário. Ele diz ainda que há um forte esforço no setor de tecnologia, que será a principal economia de São Leopoldo nos próximos anos.

 

Redação: Elizabeth Renz – jornalista e coordenadora de Conteúdo do Portal Negócios & Companhia

Outras notícias

Linha Submersa

HIGRA projeta crescimento de 50% e investe no mercado europeu

  A HIGRA, desenvolvedora de soluções em bombeamento, tratamento de efluentes e geração de energia limpa de São Leopoldo/RS, inicia sua trajetória rumo à Europa. Isto porque  se concretiza o contrato de licenciamento para produção e distribuição de bombas e

Curso para mestre de obras

SINDUSCOM Vales abre inscrições para mestre de Obras

  Estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso Mestre de Obras, uma ação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM