Você está aqui
Home > Cenários & Dados > São Leopoldo contabiliza perda de 1.845 vagas de emprego no semestre

São Leopoldo contabiliza perda de 1.845 vagas de emprego no semestre

 

 

O primeiro semestre deste ano registrou a perda de 1.845 empregos formais em São Leopoldo. É o que apontam os dados fornecidos pelo Novo CAGED (veja informações abaixo) e divulgados pelo Ministério da Economia. “Infelizmente, estes números comprovam o que estamos alertando desde março: de que a economia seria seriamente afetada pelo fechamento das empresas”, lamenta Siegfried Koelln, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo. Nestes dados, não estão incluídos os trabalhadores informais, o que pode ampliar ainda mais o número.

 

 

Conforme o levantamento, dentre os 30 setores que mais demitiram (conforme a tabela), estão os relacionados às atividades de alimentação e comércio. “Estamos desde o início alertando que isso ia acontecer. Na prática, os fechamentos indiscriminados têm amplos reflexos, citando que muitos empresários relataram a necessidade de demitir. “As perspectivas da economia não são boas. A volta do emprego vai ser bastante lenta”. Ele reforça a importância da busca de soluções conjuntas para o retorno das atividades. “A saúde e a economia devem andar juntas, pois sem produção não haverá geração de emprego e de divisas”.

 

Dados – Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos a este sistema. Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes. O Novo Caged1 é composto por informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

 

 

 

Top