Você está aqui
Home > Artigos & Opiniões > Como está a sua autorreponsabilidade?

Como está a sua autorreponsabilidade?

Por: *Elaine Coelho Von Hohendorf, gestora da Talent Gestão e Treinamento

 

Os relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais, seguem um método bem prático, ou seja, tudo o que acontece comigo nesta ou naquela relação teve, essencialmente e de alguma maneira, a minha permissão.

A figura nos mostra as leis da autorresponsabilidade. Praticar essas leis traduz maturidade. Ao encararmos a postura de responsabilidade sobre nossas decisões e ações, abrimos novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Se na vida pessoal fará diferença, na vida corporativa contará pontos para seu crescimento. Alguém um dia disse que ao apontarmos o dedo indicador para o outro, culpando-o, temos os demais dedos na nossa mão apontando em nossa direção.

Nas minhas andanças diárias dentro de organizações, vejo lideranças colocando a culpa do fracasso ou do não atingimento de resultados no colo de colaboradores, do mercado, do cliente, da situação econômica, do tempo… enfim, o que menos fazem é assumir que não deu a devida atenção, que não priorizou o assunto, que no fundo não acredita no que se propôs a fazer, entre tantas outras desculpas.

Em se tratando da história de cada um de nós, nossas escolhas, sejam conscientes ou inconscientes, direcionam a nossa vida. É só olhar para os acontecimentos do dia-a-dia.

Por vezes nos colocarmos na posição de vítima fica fácil. Mas, será que vale a pena as tantas desculpas que praticamos?

Escolha se responsabilizar pela sua vida e tudo o que desta atitude pode brotar. Seja verdadeiramente responsável pelas suas escolhas, pelas suas atitudes – esteja consciente de que silenciar ou se omitir também é uma escolha!

Somos responsáveis pela nossa vida, quer você queira ou não, quer você já tenha entendido isso ou não… percebe?

É fantástico saber que só depende de nós mesmos para fazermos a nossa vida melhor. Também entendo que por vezes, em situações mais difíceis, pode ser desesperador… Todavia penso que é bárbaro poder ter escolhas e decidir pelo que se quer.

Autorresponsabilize-se a partir de hoje, pare de dar desculpas e colocar a culpa no outro e transforme a sua vida para melhor… Vale tentar!

* Sobre a Talent Gestão e Treinamento – A empresa especializada em Treinamentos vivenciais a partir de jogos e ferramentas diferenciadas, desenvolvimento de líderes e equipes. Presta consultoria organizacional e estratégica.

É dirigida pela consultora Elaine Coelho von Hohendorff, certificada em Jogos de Empresa e CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial e uso das ferramentas Points of You. Mestre em Engenharia e graduada em Administração de Empresas, possui formações em coaching, em eneagrama, em programação neurolinguística e liderança.

 

 

 

Figura copiada do site https://obemviver.blog.br/2018/07/06/reflexao-6-leis-da-autorresponsabilidade/

Top