Você está aqui
Home > Agende-se > São Leopoldo Fest movimenta cidade

São Leopoldo Fest movimenta cidade

 

A São Leopoldo Fest deste ano está trazendo o resgate das origens germânicas e celebra, também, os 195 anos da Imigração Alemã. No dia 20 de julho, aconteceu o desfile comemorativo que percorreu a Rua Independência e contou com diversas organizações e sociedade civil. Os grupos se apresentaram representando suas etnias e cultura.

Apresentações culturais no Largo Rui Porto visam resgatar as origens germânicas

Na abertura do desfile, o prefeito Ary Vanazzi, falou sobre uma cidade para todos. “Estamos construindo uma cidade para toda a população e para os empresários. São Leopoldo é uma das grandes economias. Precisamos valorizar o passado para sonhar com um futuro melhor”.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, destacou a mobilização de todas as entidades para celebrar o evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza, pontuou a preparação para os 200 anos da cidade, informando a criação de um Comitê do Bicentenário, que está preparando a cidade para 2024.

O desfile contou com a presença da Banda do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), da Guarda Civil Municipal, Grupos do Programa Viver Bem da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; bandas marciais de Escolas Municipais,  grupos de proteção aos animais; integrantes dos Povos Tradicionais de Religião de Matriz Africana; grupo de Dança Folclórica Alemã;  as soberanas desta edição e das edições anteriores; grupos de veículos antigos; os mascotes da festa Willi e Hannah; cavalarianos e as tradicionais carretas de boi.

São Leopoldo Fest 2019 – A tradicional festa de município vendo sendo desde 1992 em comemoração a imigração alemã na região do Vale dos Sinos. Além da programação com artistas nacionais, há uma extensa agenda de apresentações de talentos locais, além de exposições de produtos e serviços. Este ano, 3% do valor arrecadado na bilheteria será destinado ao Hospital Centenário.

Bicentenário – A divulgação do Comitê do Bicentenário também fez parte do Desfile Oficial. O Comitê é formado por empresas, instituições da sociedade civil e órgãos públicos para criar uma série de atividades que culminarão em 2024, quando serão comemorados os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Praça do Imigrante – A renovação da Praça do Imigrante foi um dos pontos altos do Desfile Oficial. Madeleine Hilbk, diretora de Relações Institucionais da ACIST-SL e grande defensora da preservação do local, foi convidada a falar sobre a importância da Praça para a cidade. “Aqui eu vinha com meus filhos quando eram pequenos e eu estou muito feliz em ver que a Praça agora retorna para a população”, exaltou.

A programação da São Leopoldo Fest pode ser acessada AQUI.

 

Top